Serviço de Psicoterapia e Consulta psicológica

.

A Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis sempre se comprometeu com o serviço de apoio à comunidade, nomeadamente nas áreas que correspondem à sua missão (a saúde e a integração social). Neste âmbito, criou um Serviço de Consulta Psicológica e Psicoterapia, que garante a preços reduzidos o acompanhamento psicológico de jovens e adultos.

Este acompanhamento é feito por um psicólogo com formação clínica e de psicoterapia, que garante uma intervenção centrada no seu cliente (sem julgamentos ou juízos de valor), confidencial e adequada aos objetivos acordados na relação terapêutica.

Áreas de Intervenção:

Qualquer situação de vida que cause dificuldades ou faça a pessoa sentir que beneficia em conversar com um técnico é válida para recorrer a este serviço.

A título de exemplo, algumas das áreas de intervenção:

  • Perturbações Emocionais (sintomatologias depressivas, ansiedade…)
  • Dificuldades Relacionais
  • Dificuldades de adaptação a novos contextos de vida
  • Situações de luto
  • Orientação vocacional e de carreira
  • entre outros…

* Consulta psicológica e Psicoterapia. O que são e quais as diferenças? 

Consulta psicológica e psicoterapia são termos diferentes mas que se referem a processos semelhantes. Ambos são serviços destinados a pessoas que procuram apoio em questões de saúde mental ou problemas emocionais. A diferença entre ambos os processos é uma questão muito debatida. Alguns especialistas afirmam que a consulta psicológica é dirigida a problemas e etapas de vida específicos, enquanto a psicoterapia se foca em questões psicológicas mais estruturais e profundas da pessoa. No entanto, esta não é uma definição que reúna consenso universal.

Seja um processo de consulta psicológica ou de psicoterapia, o mais importante é que a relação estabelecida com o terapeuta seja de qualidade. Essa relação é o maior preditor do sucesso do processo.

Como saber quando é preciso terapia?

Esta é uma decisão inteiramente pessoal. Por vezes, apenas falar com alguém que não é amigo nem família e garante a confidencialidade pode fazer a diferença. A consulta psicológica e a psicoterapia oferecem consistentemente um espaço e tempo para a pessoa explorar os seus sentimentos e as suas dificuldades. O terapeuta ajuda a identificar recursos para lidar com estas dificuldades, proporcionando maior qualidade de vida.

Qual é a duração de uma consulta ou de uma sessão de psicoterapia?

As sessões têm uma duração de 50 minutos. Qualquer circunstância que eventualmente justifique uma excepção a esta regra deve ser discutida com o terapeuta.

Qual é a regularidade das sessões?

Normalmente é agendada uma sessão por semana. No entanto, pode justificar-se uma periodicidade diferente (duas sessões por semana, ou uma sessão de 15 em 15 dias), dependendo das pessoas e da evolução do processo.

Qual é a duração do processo?

A duração do processo é variável. Tanto a consulta psicológica como a psicoterapia podem ser eficazes a curto prazo (2 a 12 sessões) como a médio ou longo prazo. A duração deve ser acordada entre os intervenientes e depende do que o cliente define como os seus objectivos no processo terapêutico.


Contato

Responsável: Prof. Tiago Ramos

Telefone: 256 661 430

E-mail: tiagoramos@esenfcvpoa.eu