Uma Voz por Um Sorriso

.

O envelhecimento da população a nível mundial é um facto de conhecimento geral, amplamente debatido.

De acordo com as estatísticas, o Concelho de Oliveira de Azeméis, referentes aos dados dos Censos 2011, encontramos um conjunto de 1.748 idosos a residir completamente sós, sendo as freguesias de Oliveira de Azeméis, Vila de Cucujães, S. Roque e Carregosa as mais representativas.

Assim, o século XXI impõe novos desafios que devem levar à adoção de atitudes que evitem uma maior degradação no relacionamento intergeracional. Conscientes desta realidade, pretendemos ir de encontro a esta população, responder aos seus anseios, proporcionando maior segurança, bem-estar, companhia, e consequente vigilância social dos idosos do concelho de Oliveira de Azeméis.

A génese deste projeto baseia-se numa verdadeira interação entre as faixas etárias, em que jovens voluntários e seniores irão construir o seu projeto de afetividade, cuidado e solidariedade partilhadas. Irá dar a possibilidade a jovens e mais velhos de se conhecerem melhor, partilhar conhecimentos e redes relacionais.

A ESEnfCVPOA- grupo de voluntariado em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis implementou um projecto “Uma voz por um sorriso”, tendo iniciado o projeto apenas com 4 idosos (no final de Maio de 2013). Este ano letivo pretende-se alargar o número de participantes, quer de voluntários, quer dos idosos no projeto.