Stress nos estudantes de Enfermagem

.

A entrada no Ensino Superior é vista por alguns estudantes como uma oportunidade para a gestão das suas actividades, para a exploração de novos ambientes e construção de novas relações. Por outro lado, outros percebem-no como potencialmente ansiógeno e gerador de situações indutoras de stress.

Para além do stress que é comum a todos os estudantes do ensino superior relacionado com as aulas, com o afastamento do seio familiar, com os exames, resultados académicos, com a ansiedade provocada pelo ambiente competitivo e, muitas vezes, pelo processo de transição da vida e adaptação a um novo meio académico, os estudantes de enfermagem lidam também de forma direta com as pessoas, com a dor, com o sofrimento, com a doença e a morte de pessoas, favorecendo o equilíbrio emocional.

Assim, este projeto pretende identificar a existência e quais as causas de stress nos estudantes de Enfermagem, definir e implementar estratégias para diminuir o stress e identificar os ganhos em saúde com a diminuição do stress.