Voluntariado

Voluntariado

Os 7 Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha inclui o voluntariado e os voluntários são o coração da Cruz Vermelha Portuguesa. O Voluntariado ESEnfCVPOA é exercido por atuais e antigos estudantes, colaboradores e outros elementos da comunidade académica da ESEnfCVPOA e consiste no desenvolvimento de um conjunto de atividades de interesse educativo, social ou comunitário, enquadradas por projetos, programas ou outras formas de intervenção que visem responder a necessidades individuais, de grupos ou da comunidade em geral, desenvolvidas sem fins lucrativos.

Os principais objetivos do Voluntariado consistem em contribuir para o cumprimento da missão Cruz Vermelha e promover os valores que norteiam a ação da Cruz Vermelha Internacional, através do envolvimento da comunidade académica em dinâmicas de cooperação e desenvolvimento comunitárias. Desta forma, o Voluntariado visa igualmente promover a formação e o desenvolvimento pessoal dos voluntários, e permitir o desenvolvimento de projetos e de colaboração direta com entidades da comunidade externa, potencialmente empregadoras dos voluntários estudantes.

O Voluntariado da ESEnfCVPOA rege-se por regulamento próprio, constante no Regulamento Interno. Conta com uma bolsa de voluntariado, constituída por todos os interessados da comunidade académica que se inscrevam através da Ficha de Inscrição, que é representada por um Grupo de Voluntariado. A gestão da Bolsa de Voluntariado é da responsabilidade do Gabinete de Apoio ao Estudante e Inserção na Vida Ativa (GAEIVA), em parceria com o Gabinete de Prestação de Serviços à Comunidade (GPSC) e com o Grupo de Voluntariado.

Alguns exemplos de atividades de voluntariado:

  • Apoio ao Peregrino – realizado anualmente no inicio de maio
  • Recolha de bens para crianças carenciadas da região – realizado anualmente na época natalícia
  • Dia Mundial da Saúde – Sensibilização para a prevenção e intervenção na Diabetes
  • Dia Internacional do Voluntariado – Sensibilização para o desenvolvimento cívico
  • Magusto – realizado anualmente no inicio de novembro

E tu? Já és voluntário? Também podes fazer parte do Voluntariado ESEnfCVPOA, porque ajudar faz bem! Basta fazer parte da comunidade académica da ESEnfCVPOA, ter motivação e responsabilidade cívica, e enviar a Ficha de Inscrição para anatorres@esenfcvpoa.eu

Voluntariado_Fotos

Sites relacionados