Escola

.

Estatutos

Plano de Desenvolvimento Estratégico 2010-2014


A Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis é uma Instituição de Ensino Superior Politécnico do Concelho de Oliveira de Azeméis, criada pelo Decreto – 3/2002 de 6 de Fevereiro, tendo como Entidade Instituidora a Cruz Vermelha Portuguesa. Desenvolve a sua actividade na área de Enfermagem e noutras áreas das Ciências da Saúde cujo ensino lhe venha a ser autorizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ou competente, de acordo com planos e programas próprios e em cumprimento dos princípios fundamentais da Cruz Vermelha.

ESEnfCVPOA

ESEnfCVPOA

O principal objectivo é formar estudantes para o exercício da profissão de Enfermagem, a formação ao longo da vida e promover o desenvolvimento da região em que se insere. Para alcançar estes objectivos a Escola tem procurado aumentar o número e a diversidade de cursos que ministra, encontrando-se todos eles adaptados aos normativos de Bolonha.

O projecto educativo orienta-se para uma formação humana e cívica, para a realização profissional, pela integração sócio-cultural, pela formação: técnico-profissional; ao longo da vida; científico-tecnológica e cultural.

Ao nível da dimensão individual, propõe-se formar cada um dos seus estudantes para a liberdade responsável, a maturidade em ordem a tomar decisões pessoais, a abertura ao futuro, a flexibilidade na mudança de atitudes e a adaptação a situações novas, a sensibilidade perante os problemas locais, regionais, nacionais e internacionais e a originalidade pessoal apoiada numa atitude crítica.

Dado o carácter universal do cuidado humano consideramos da máxima importância formar os estudantes segundo o Código Deontológico Profissional da Ordem dos Enfermeiros e demais legislação em vigor. Constituem também marcos de referência, na formação ministrada, os princípios da Cruz Vermelha, o Direito Humanitário Internacional e a Convenção de Genebra e protocolos adicionais.

Face às exigências que se colocam às Instituições do Ensino Superior e ao mercado de trabalho, a Escola procura manter um corpo docente com formação académica diversificada e de qualidade, abrangendo diferentes áreas do conhecimento e com vontade de dar o seu melhor na prática da docência, com o objectivo de preparar os seus estudantes para uma prática de cuidados humanos, técnicos e cientificamente apropriados às necessidades dos indivíduos, quer ao nível da promoção da saúde, da prevenção da doença, do tratamento, da reabilitação e inserção social na família, na escola, no trabalho e na comunidade.

Também a formalização de protocolos de cooperação com entidades na área do ensino superior, educação, saúde e outras entidades representantes da comunidade, nacionais e estrangeiras, na disponibilização de formação e na mobilidade de estudantes e de docentes, constituem-se como estratégias de desenvolvimento da Escola e promoção da melhoria contínua da qualidade de ensino.

A Escola confere o Grau de Licenciado em Enfermagem, ou de Licenciatura e Mestrado noutras áreas das Ciências da Saúde que de futuro lhe venham a ser autorizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ou competente, nos termos previstos na lei e o Diploma de cursos não conferentes de Grau Académico mas que confere Título Profissional.

A Escola pode ainda conferir o Grau de Mestre, a equivalência e o reconhecimento de graus e diplomas correspondentes ao referido no parágrafo anterior.

Tem ainda como atribuições:

  • realização de outros cursos pós-secundários (CET´s), extensão e aperfeiçoamento nos termos da lei;
  • realização de cursos no âmbito da Formação Contínua;
  • realização de investigação e o apoio e participação em Instituições científicas;
  • prestação de serviços de apoio à comunidade e de apoio ao desenvolvimento;
  • e) apoiar a inserção dos Estudantes na vida activa.

Encontram-se em funcionamento:

  • 1º Ciclo de Estudos conducente ao grau de Licenciado em Enfermagem;
  • cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Enfermagem de Reabilitação, Enfermagem Médico-cirúrgica e Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria;
  • curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão de Serviços de Saúde.

A Formação Contínua desenvolve-se através da participação em programas de formação dirigidos a Enfermeiros e outros profissionais da saúde e para os seus colaboradores, criando condições para a promoção e progressão tendo em vista a melhoria contínua na prática dos cuidados.

APCER

APCER

A ESEnfCVPOA possui Certificado de Conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2008, no âmbito do Ensino Superior de  Enfermagem e Formação Contínua, com manutenção da Certificação anual.

.