Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental

No dia 10 de outubro 2013 foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental” na ESEnfCVPOA. Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicos.

A Organização Mundial da Saúde considera a saúde mental uma das prioridades em saúde. As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade são, e serão cada vez mais, a nova grande endemia do século. O tema do dia em 2013 é “Saúde mental e adultos mais velhos”.

De acordo com a OMS, globalmente, a população está a envelhecer rapidamente. A previsão é que o número de pessoas com 60 anos ou mais deverá triplicar até 2100. A saúde mental e bem-estar emocional são tão importantes na velhice, como em qualquer outro momento da vida. Distúrbios neuropsiquiátricos entre os adultos mais velhos respondem por 6,6% do total incapacidade (DALYs) para esta faixa etária.

Com vista a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental e sensibilizar a comunidade escolar para a problemática da doença mental, para a promoção da inclusão social e luta contra o estigma da doença mental, promovemos com os estudantes do 3º Ano do 1º Ciclo de Estudo duas iniciativas. A exposição de posters digitais sobre a “Evolução Histórica da Saúde Mental” e sessão de cinema com a exibição do filme “Girl, Interrupted”.

O filme apresentado, de James Mangold, é baseado no livro autobiográfico de Suzanna Kaysen, este filme de 1999 é um retrato emocionante do cotidiano de uma jovem portadora de Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável tipo Borderline. O filme tem como protagonista a atriz Winona Ryder e conta com a excelente participação de Angelina Jolie vivendo uma sociopata, papel esse que rendeu à Angelina Jolie o único Oscar de sua carreira até agora. Passa-se no final dos anos 60, num hospital psiquiátrico para raparigas com recursos e tem Whoopi Goldberg numa enfermeira-chefe do género «severa-mas-bondosa-e-sensata».

  

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook Email