iFone 112

..

iFone 112 pretende alertar a comunidade escolar para a importância da formação em reanimação e vias verdes para a vida. Começando pelos estudantes dos 12º anos da área Científico Natural e estendendo o treino aos estudantes interessados, o iFone 112 pretende ter uma intervenção inovadora assente numa aprendizagem participativa, organizada pelo Gabinete de Investigação e Desenvolvimento, na linha de Educação em Saúde da ESEnfCVPOA, e parceria da Sociedade Portuguesa de AVC.

As intervenções em contexto escolar, criam um contacto privilegiado com os jovens, que numa sociedade que se pretende moderna, solidária e evoluída, capacita esta população de competências e de responsabilidade cívica, através de uma aprendizagem participativa.

Este projeto através de uma metodologia de aprendizagem pelos pares, permitiu elevar o nível de conhecimentos com capacitação para a intervenção em SBV, contribuindo assim, para um duplo empowerment na população estudada e nos estudantes do 1º Ciclo de Estudos do Curso de Licenciatura (instrutores).

Projeto iFone 112: impacto de um ano de atividade

“… 230 estudantes capacitados para salvar vidas.”

Neste primeiro ano de intervenção, este projeto apresenta como principais resultados: 230 formandos, maioritariamente do 12º ano da área das Ciências e Tecnologias, consciencialização do dever cívico em situações de PCR e capacitação destes formandos para uma intervenção imediata nos diferentes contextos. Estamos certos de que este projeto torna os ambientes escolares e familiares destes estudantes mais seguros, pela sua capacidade de atuação. É nosso objectivo alargar a área geográfica de intervenção, criando simultaneamente uma rede social de informação (empowerment de grupo), com a designação iFone 112– Aprende a Salvar Vidas.

Em suma, gostaríamos de apresentar os principais aspetos fortes de projeto e as respetivas oportunidades de melhoria, resultado das reflexões do grupo de dinamizadores.

Ver Relatório do Projeto

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook Email